10 argumentos poderosos para convencer moradores a economizarem água

cap
Pinterest

Um dos maiores desafios para quem administra um condomínio residencial é alertar as pessoas sobre a importância da economia de água. A melhor maneira de fazer isso é encontrar motivos convincentes, que realmente conscientizem as pessoas e que levem a uma efetiva redução no consumo deste recurso natural. Confira alguns exemplos de argumentos que podem ser usados na próxima reunião de condomínio:

10 fortes argumentos para economia de água

1. Redução de gastos

O primeiro motivo tem relação direta com as finanças: se todo mundo fizer a sua parte, os custos com a conta de água do condomínio podem ser reduzidos significativamente. Para isso, os moradores devem criar hábitos que resultem em menos desperdício de água, tanto em casa quanto nas áreas comuns – como a churrasqueira, a academia e o salão gourmet.

2. Escassez de água potável

Lembre aos moradores que a maior parte da água disponível no planeta, 97,5%, é salgada e, portanto, imprópria para consumo. Dos 2,5% restantes, menos de 1% pode ser consumida pelo homem. Este é um recurso limitado e finito, por isso, deve ser poupado para que não falte no futuro.

3. Muitas pessoas já passam sede no mundo

Você sabia que cerca de um bilhão de pessoas não tem acesso à água potável? Será que os moradores do seu condomínio sabem disso?

4. Os problemas causados pela falta de água em São Paulo

Recentemente, o estado de São Paulo se viu em meio a maior crise hídrica dos últimos 80 anos. A falta de água foi resultado do esgotamento do reservatório da Cantareira, da falta de chuva na região e do alto consumo da população.

5. O consumo de água triplicou nos últimos 60 anos

Este é um dado alarmante, já que a quantidade de recursos disponíveis no planeta não acompanhou esse crescimento. Se não houver uma real economia, a falta de água pode chegar até o seu condomínio muito antes do esperado.

6. Vinte litros de água são suficientes para atender as necessidades básicas do ser humano

Avise os condôminos: a quantidade diária ideal para que as necessidades básicas sejam atendidas, sem haver desperdício de água, varia entre 20 e 50 litros por pessoa. Em média, o brasileiro consome 159 litros por dia. Para mudar este número, é preciso estar atento a pequenos hábitos cotidianos: reduzir o tempo no banho e desligar a torneira durante a higiene bucal são dois exemplos.

7. A cada mil litros que você utiliza, dez mil são poluídos em rios e nascentes

Multiplique a água utilizada no condomínio por dez e mostre aos condôminos o real estrago causado pelo desperdício.

8. O ser humano sobrevive até 28 dias sem comida, mas morreria no terceiro sem água

Este é um argumento que ajuda a demonstrar a importância que a água potável tem para a vida humana.

9. A falta de manutenção nos encanamentos pode gerar um desperdício de até 3.200 litros por dia

Também é importante manter os moradores informados sobre a importância de realizar manutenções dentro dos apartamentos. Um furo de dois milímetros pode causar o desperdício de mais de três mil litros de água diariamente. Imagine o quanto isso reflete na conta no final do mês!

10. Há quem acredite que a terceira guerra mundial será causada pela falta de água

Já existem conflitos no mundo influenciados pela falta desse recurso natural. Com o aumento da escassez, é muito provável que os conflitos também cresçam.

Quer saber como ultrapassar outros desafios trazidos pelo cargo de síndico? Baixe nosso e-book sobre administração de condomínios!

Guia para administrar um condomínio de forma simples e eficiente

 

Summary
Article Name
10 argumentos poderosos para convencer moradores a economizarem água
Author
Description
Um dos maiores desafios para quem administra um condomínio residencial é convencer moradores a economizarem água. A melhor maneira de fazer isso é encontrar motivos convincentes. Conheça 10 argumentos poderosos!
Pinterest

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Envie uma resposta