Dicas simples para evitar a ação de ladrões em seu condomínio

Dicas simples para evitar a ação de ladrões em seu condomínio
Pinterest
Manter o condomínio seguro é uma tarefa complexa, que envolve a participação dos moradores, administradores e funcionários. Mas não é uma missão impossível. Com as atitudes e equipamentos certos, os moradores podem ficar muito mais sossegados em relação à segurança do local e evitar a ação de ladrões em seu condomínio. Confira algumas dicas para manter seu condomínio protegido:

1 – Comece instalando um bom sistema de vigilância

Este é um passo essencial na manutenção da segurança condominial. O simples fato de o prédio possuir um sistema de monitoramento, muitas vezes, já é o suficiente para espantar os assaltantes, que não querem ser reconhecidos mais tarde. Mesmo em casos de invasão, as câmeras são úteis: por meio das imagens, o porteiro ou o responsável pela segurança têm controle sobre o que está acontecendo no condomínio e pode alertar a polícia, caso necessário. Para que o serviço seja ainda mais eficiente, é importante garantir que as câmeras estejam instaladas em pontos estratégicos, como os corredores que dão acesso aos apartamentos, os elevadores e as entradas do prédio (inclusive a garagem) e que os funcionários responsáveis estejam capacitados para controlar o equipamento corretamente.

2 – Invista na iluminação do condomínio

Para assegurar que os responsáveis pela vigilância tenham boas imagens do que está acontecendo em toda a área do condomínio, é fundamental que haja uma boa iluminação em todos os lugares. É importante não esquecer de lugares menos frequentados, como o caminho que leva à piscina e o salão de festas, por exemplo. Além disso, a ausência de pontos escuros é mais um fator que ajuda a afastar pessoas mal-intencionadas.

3 – Segurança 24 horas por dia, sete dias por semana

Não há como prever o horário, ou mesmo o turno, em que os ladrões pretendem agir. Por isso, deve haver uma segurança precisa durante todo o dia e toda a semana. Existem momentos mais propícios à ação de criminosos e que demandam uma maior atenção do porteiro, da segurança e dos moradores. Alguns exemplos são: festas no condomínio (quando há grande movimentação de pessoas de fora), mudanças e entrega de encomendas.

4 – A segurança do condomínio é de responsabilidade de todos

Inclusive dos moradores. Existem alguns cuidados que devem ser adotados para evitar que aconteçam assaltos no condomínio. Por isso, é importante recomendar algumas atitudes aos condôminos: só autorizar a entrada de pessoas conhecidas, tomar cuidado com o portão da garagem e fechá-lo o quanto antes, não distribuir cópias das chaves para funcionários e, quando for necessário realizar mudança, avisar ao síndico alguns dias antes.

5 – Cuidados durante a contratação de funcionários

É essencial analisar as indicações e referências de todos os trabalhadores antes de contratá-los. Contar com pessoas de confiança nas equipes responsáveis pela limpeza, segurança e manutenções do condomínio é mais uma maneira de garantir a tranquilidade dos moradores. Os condôminos também devem ter este cuidado ao contratar faxineiras, encanadores e outros prestadores de serviços.

6 – Recomendações para as entregas de encomendas

Não são raros os casos em que o ladrão utiliza um disfarce para conseguir entrar no condomínio e um dos mais usados é o de entregador. Para evitar cair nesse tipo de armadilha, alguns cuidados são recomendados. O primeiro é alertar os moradores, para que as encomendas sejam sempre recebidas na portaria. Outro cuidado é com a guarita, que deve ter uma abertura que permita que o porteiro receba as encomendas sem precisar abrir nenhuma porta.

Quer ver mais dicas como estas, para manter seu condomínio mais seguro? Acompanhe o blog!

E-book: O manual de segurança de um condomínio

Summary
Article Name
Dicas simples para evitar a ação de ladrões em seu condomínio
Author
Description
Manter o condomínio seguro é uma tarefa complexa, que envolve a participação dos moradores, administradores e funcionários. Mas não é uma missão impossível. Com as atitudes e equipamentos certos, os condôminos podem ficar muito mais sossegados em relação à segurança do local. Confira algumas dicas:
Pinterest

Deixe abaixo seu comentário

comentários