Síndicos: 10 livros sobre Administração de Condomínios

Livros.jpg
Pinterest

Nos últimos anos, o desenvolvimento desordenado das metrópoles e a crescente expansão imobiliária fizeram surgir empreendimentos condominiais complexos, tornando sua administração uma tarefa bastante complicada.

Diante das inúmeras situações enfrentadas pelos síndicos e moradores, os antigos métodos de gestão mostraram-se ineficazes, dando lugar a novas práticas que visam facilitar a tarefa de gerir um edifício. A seguir, listamos 10 livros sobre administração de condomínios que todo profissional que atua nessa área deveria ler. Confira.

1. Revolucionando o Condomínio

Neste livro, Rosely B. O. Schwartz mostra pesquisas e experiências adquiridas em suas consultorias em condomínios. Ao lê-lo, o síndico poderá fazer uma administração muito mais eficiente, baseando-se na legislação e nos princípios de segurança vigentes. Já o condômino poderá compreender melhor o papel do síndico e as dificuldades que ele enfrenta ao gerir o condomínio.

2. Gestão de Condomínio – Direto ao Assunto

O livro mostra a atuação de Mário Tabosa Filho como administrador de condomínios, evidenciando a importância das informações claras, objetivas e acessíveis para uma boa gestão condominial. Por ter um conteúdo de fácil compreensão, ele é indicado tanto para condôminos e síndicos como para inquilinos e curiosos que buscam práticas simples e eficientes para a melhoria da qualidade de vida num condomínio.

3. Ser Síndico Não é Padecer no Condomínio

Esta obra, escrita por Lino Araujo, Sergio Jafet e Gabriela Rocha, é uma ferramenta importante para síndicos e condôminos, pois responde a mais de 600 dúvidas sobre os mais diversos aspectos da vida condominial, tendo como base a doutrina, legislação e jurisprudência dos tribunais do Brasil.

4. Condomínio

O autor, Cleyson de Moraes Mello, relata nesta obra a doutrina, legislação e jurisprudência de condomínios para síndicos, administradores, operadores do Direito e agentes do mercado imobiliário.

5. Legislação do Condomínio – Coletânea Prática

O livro, escrito por Luiz Fernando de Queiroz e Olga Maria Krieger, reúne normas legais, tais como Código Civil, Lei do Condomínio e do Bem da Família, aplicáveis ao condomínio tradicional e ao condomínio edilício.

6. Prática Administrativa e Jurídica do Condomínio

Numa linguagem acessível, o livro mostra os Direitos, Deveres e Responsabilidade do Condomínio, capitulados nos artigos 1º ao 27º, da Lei nº 4.591, de 16/12/64. Escrita por Adalberto de Andrade Maciel, a obra é bastante útil para síndicos, administradores e advogados.

7. Manual Prático do Condomínio

O livro escrito por Rodrigo Damásio de Oliveira trata dos aspectos legais do condomínio e das legislações pertinentes, ressaltando os direitos e deveres dos condôminos na sua individualidade e no coletivismo.

8. Manual Prático do Condomínio – 2ª Edição

Esta obra, de Clyde Werneck Prates, tem por objetivo mostrar uma abordagem prática do Direito na área condominial. Ele está atualizado de acordo com o Código Civil de 2002.

9. Manual Prático do Condomínio – 3ª Edição

A obra abrange os principais temas no âmbito do condomínio e mostra ao leitor diversos modelos de atos judiciais. Ela é indispensável aos síndicos e advogados que buscam uma abordagem prática do dia a dia.

10. Administrando Condomínios: Orientações Básicas para Síndicos, Condôminos, Advogados e Administradores

O livro, elaborado pela editora Servanda, é indicado para os profissionais que buscam fazer uma boa gestão condominial.

E você, já escolheu qual livro vai ler? Todos eles lhe ajudarão a entender melhor como fazer uma boa administração num condomínio. Já leu algum deles? Conte pra gente pelos comentários.

 

Pinterest

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Envie uma resposta