5 segredos que todo síndico precisa saber para administrar um condomínio

5 segredos que todo síndico precisa saber para administrar um condomínio
Pinterest

Ser síndico representa uma série de responsabilidades que envolvem a administração do condomínio. Algumas vezes, administrar um condomínio envolve tarefas e decisões simples, outras vezes, nem tanto. Para manter uma boa administração, moradores satisfeitos e prédio seguro é preciso estar atento a regras de boa convivência e tomar alguns cuidados especiais. Confira, neste post, algumas regras simples que todo síndico deve saber!

1. Contratar funcionários confiáveis é essencial para manter o prédio seguro

Uma das principais preocupações do administrador deve ser em relação à segurança dos condôminos. Para isso, uma série de medidas preventivas devem ser tomadas, incluindo alguns cuidados na contratação dos funcionários que prestam serviços no local. Na hora de contratar a equipe de limpeza, novos porteiros e demais trabalhadores fique atento, especialmente, às referências dadas: sempre cheque o perfil do funcionário com antigos empregadores.

2. Distribuir o regulamento interno do prédio entre os moradores é uma boa maneira de manter os condôminos bem informados

As regras estipuladas no regimento interno são resultado de um consenso entre a maior parte dos condôminos e buscam, entre outras coisas, manter a boa convivência dos moradores. Garanta que cada apartamento receba e tenha acesso a este documento e divulgue as regras que mais se aplicam no dia a dia pelo condomínio.

3. Ter conhecimento de leis, como a do silêncio, fortalece argumentações

Um dos principais motivos de brigas e discussões entre vizinhos diz respeito aos barulhos feitos em mudanças, festas ou no dia a dia. Muitas vezes, esses são conflitos que devem ser solucionados pelo síndico do prédio, que deve proceder de acordo com o que diz no regimento interno e com o que diz a lei do silêncio. Ter conhecimento de leis como esta, que ajudam a decidir quais são os melhores procedimentos em cada caso, é essencial para que o administrador do condomínio resolva problemas cotidianos com maior facilidade.

4. Um bom sistema de segurança é fundamental para manter o prédio protegido

A melhor maneira de manter o condomínio monitorado e prevenir assaltos e ataques é manter o local monitorado. Para isso, o ideal é contratar uma empresa especializada em segurança que vigie ambientes internos e externos. Terceirizar este serviço é uma forma de garantir que o prédio conte com um sistema de segurança de qualidade e com uma equipe experiente. Todo síndico deve ter em mente que são medidas de prevenção como esta que afastam as ações criminosas do condomínio.

5. A segurança é responsabilidade de todos

Outa dica importante é conscientizar moradores e funcionários sobre seus papeis e responsabilidades para manter o condomínio seguro. Cuidados com quem entra e sai do prédio, com as portas do edifício e com entregas realizadas no local são essenciais para evitar assaltos e sequestros. Também é importante alertar os frequentadores do condomínio sobre os momentos mais propícios para ataques, que requerem atenção especial: mudanças, festas e entradas de visitantes são alguns exemplos.

Por ser um cargo de extrema responsabilidade e que precisa de conhecimentos específicos, á valido contratar empresas especialistas em segurança de condomínios, que irão oferecer todo o suporte necessário para a correta administração e gestão. E você, tem alguma dica de ouro para os síndicos? Compartilhe com a gente pelos comentários.

Guia para administrar um condomínio de forma simples e eficiente

Summary
Article Name
5 segredos que todo síndico precisa saber para administrar um condomínio
Author
Description
Ser síndico representa uma série de responsabilidades que envolvem a administração do condomínio. Algumas vezes, gerenciar um prédio envolve tarefas e decisões simples, outras vezes, nem tanto. Para manter uma boa administração, moradores satisfeitos e prédio seguro é preciso estar atento a regras de boa convivência e tomar alguns cuidados especiais. Confira, neste post, algumas regras simples que todo síndico deve saber!
Pinterest

Deixe abaixo seu comentário

comentários